A Agência Goiana de Habitação (Agehab) abre, a partir do dia 13 de fevereiro e até o dia 13 de março, inscrições para os interessados em aderir ao programa do governo estadual Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social. O edital com as regras para as inscrições disponibiliza 2.800 vagas em 15 municípios de todas as regiões de Goiás (ver reação abaixo).
A expansão do Programa pela Agehab se deu a partir de pedido do deputado estadual Amilton Filho (MDB), que levou ao governador Ronaldo Caiado (UB), à primeira-dama Gracinha Caiado (UB) e ao vice-governador Daniel Vilela (MDB) a necessidade de incluir mais pessoas ao Pra Ter Onde Morar, já que ainda existem muitas pessoas em situação de vulnerabilidade habitacional em Goiás, a despeito das milhares que já foram beneficiadas pelo Aluguel Social.
“Apesar de o Para Ter Onde Morar já ter alcançado um contingente enorme da população de Goiás, ainda há pessoas que precisam deste benefício, por isso procurei o Executivo para que pudéssemos ampliar o número de municípios e, consequentemente, a quantidade de pessoas a serem atendias. E, claro, não posso deixar de mencionar o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, que se juntou a mim nesta reivindicação”, afirmou o deputado.
Para realizar as inscrições, os interessados devem acessar o site da Agehab (https://goias.gov.br/agehab) e seguir os passos recomendados na página. Também será possível realizar as inscrições pelo aplicativo do Aluguel Social. As pessoas que não possuírem acesso à internet poderão procurar os postos de atendimento nos Vapt Vupt ou nos pontos de atendimento das prefeituras locais, e também pelo telefone (62) 3096-5005 ou (62) 3096-5050, das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira.
Os principais critérios para se inscrever são: constar do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) atualizado, residir no município há pelo menos três anos, não possuir imóvel próprio e ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Também é necessário que a pessoa atenda a pelo menos um dos critérios específicos, como estar superendividada, viver em moradia improvisada, ter gasto excessivo com aluguel, ser idoso, pessoa com deficiência ou ter a família chefiada por apenas um dos pais. O benefício proporciona o pagamento de um valor mensal de R$ 350, por 18 meses, para o aluguel de imóveis situados nos municípios goianos com vagas abertas.
Além do edital que começa a receber essas inscrições no próximo dia 13, a Agehab prepara outro chamamento para os dias 24 de fevereiro a 24 de março, mas este específico para o município de Trindade, com 1.400 vagas. Atualmente, a Agência de Habitação está recebendo inscrições para 5.982 vagas em 21 municípios, cuja seleção vai até o próximo dia 3 de março.
Confira abaixo os municípios e o número de vagas disponibilizadas para cada cidade a partir do próximo dia 13 de fevereiro:
Abadiânia - 139 vagas
Americano do Brasil - 61 vagas
Campo Limpo de Goiás - 41 vagas
Cidade Ocidental - 950 vagas
Formoso - 32 vagas
Iporá - 144 vagas
Monte Alegre de Goiás - 100 vagas
Mundo Novo - 23 vagas
Nova Roma - 64 vagas
Padre Bernardo - 299 vagas
Pires do Rio - 278 vagas
Pontalina - 190 vagas
Quirinópolis - 343 vagas
São Domingos - 72 vagas
Serranópolis - 64 vagas
TOTAL: 2.800 vagas


